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AS ARTES MARCIAIS COREANAS COPIAM AS JAPONESAS?

Escrito por: In Sun Seo

 

A maior parte dos artistas marciais coreanos de hoje acredita que a origem das artes marciais veio somente da China. Em particular, o pensamento de muitos é que o Grande Professor Dahrma, que é conhecido como o fundadordo Templo de Shaolin é (também) o pai de todo tipo de arte marcial. Porém,isto é falso. Este tipo de pensamento é um equívoco, cheio de bajulação. As artes marciais não são algo fundado por qualquer indivíduo particularou mesmo por algum grupo. Ou seja, as artes marciais não são algo que podesseser fundada em qualquer nação. A razão é que as artes marciais começaram como resultado natural de técnicasusadas de tempos pré-históricos por pessoas primitivas para encontrar comida e protegerem a elas e suas famílias contra animais selvagens. Consequentemente,todas as áreas do mundo têm tipos indígenas de artes de combate usadas paradesenvolver a mente e o corpo, bem como para lutar.

Além disso, foram desenvolvidos todos os tipos de técnicas de armas antigaspelo mundo. Entre as várias armas que existiram, houve tipos diferentesde ferramentas de pedra ásperas e polidas escavadas em toda parte do mundo.De muitas partes da Península coreana, também foram descobertas, espadasde pedra, facas de pedra, lanças de pedra, pontas da flecha de pedra, machadosde pedra e assim por diante. A gama de achados na Coréia se estende desdea Província de Kyunghung; Hae Ju e Anak na Província de Hwanghae; Yangyange chun de Choon na Província de Kangwon; Ansung na Província de Kyung-gi;Puyo em Província de Choonchon sul; Andong e Kyungju na Província Kyungsangdo Norte; e Mirang na Província Kyungsang do Sul. É razoável presumir que os antepassados daquela Coréia usaram estes tipos de armas de pedra compropósitos de conseguir comida e também para autoproteção contra animaisselvagens e inimigos.

As técnicas de atirar pedras daqueles coreanos pré-históricos sobreviveram até estes dias e são chamadas de too-suk sool (arte de lançar pedras). Atremenda efetividade destas técnicas de atirar pedras foi exibida amplamentenas batalhas das fortalezas nas montanhas de Hangjin e Chinju durante as invasões japonesas na Coréia no final do Século 15º sob Hideoshi. Além disso,foi registrado que os membros da família real e estudantes da alta patenteda Dinastia de Shilla desfrutaram de um jogo desenvolvido para diversãochamado doo-ho (um jogo antigo de lançar flexas em uma panela). Outras formas,como atirar espadas e atirar lanças, foram desenvolvidas a partir disso,e não é difícil de também conjeturar que o arqueiro estava conectado comeste tipo de atividade.

Como a civilização humana avançou na Coréia, uma sociedade agrícola emergiugradualmente. Antigos coreanos que tinham vivido originalmente ao redorde Monte Bektu (entre as fronteiras da atual Coréia do Norte e a Manchúria)começou a migrar para o sul e estabelecer onde a vida ambiental era maisatraente. Então, pode ser presumido que por causa de uma crescente preocupaçãoe de um maior desejo pela posse da terra, era necessário que aquela sociedadedesenvolvesse e aprimorasse novos tipos de técnicas de combate.

Um estilo de vida sedentário os conduziu a um corpo social coletivo. Nosistema de comunhão, ocorreram fusões de grupos de clãs em grupos tribaise uma distinção clara entre líderes e liderados. Além disso, como resultadonatural, surgiu rixas e lutas com outros grupos tribais. Nessas condições,não puderiam ajudar os indivíduos, mas poderiam tentar manter uma forçaque era mais forte que a de outros indivíduos para proteger a eles mesmose seu próprio grupo.


Para atingir este tipo de força superior, as pessoas treinaram por si sócom corridas, luta livre, natação, combates corpo a corpo, e outras atividadessemelhantes. Também é natural presumir que o desenvolvimento fundamentalde tais armas como pessoal, lanças, espadas, arcos e machado aconteceramao longo desse tempo na história de civilização.

Infelizmente, há poucos relatos com detalhes sobre as artes marciais coreanasantigas que existem hoje. No Samguk Sagi (História dos Três Reinos, escritaurante o século XII), há meramente fragmentadas alusões a uma dança comespadas duplas na nação de Karak (Karak, também conhecido como Kaya, existiunum pequeno pedaço da Península coreana ao sul, entre aproximadamente osanos 42 a.C. a 562 d.C.). No Samguk Yusa (histórias dos Três Reinos e dignasde serem lembradas, escritas durante o século XIII), há registros de queos generais nos três reinos de Koguro, Paekchae, e Silla treinaram muitoas artes marciais e se desentenderam entre eles mesmos. Porém, não há qualquerdescrição detalhada das artes marciais usadas ou as técnicas específicasenvolvidas.

Embora não haja nenhuma explanação detalhada sobre as técnicas das artesmarciais, estudos feitos sobre as poderosas lutas que caracterizaram a erados Três de Reinos revelam que havia oficiais militares e soldados com menosposição que foram se familiarizando com uma vasta ordem de artes marciais.Além disso, é registrado que a maioria dos praticantes de artes marciaisdaquela época dependia de professores ou de livros de artes marciais paraseu treinamento. Então, podemos imaginar que existiam textos que explicavamdetalhes das técnicas de artes marciais naquele tempo.

Textos antigos, pinturas em paredes e esculturas descrevem pessoas que atiramflechas montados em cavalos, como também cenas de arco-e-flecha, lançamentode pedras, e jogos no tipo de pólo marcial, caça, e outras atividades comoessas. Nessas cenas, há indivíduos ou grupos de pessoas em posturas estranhase enfrentando outros indivíduos ou grupos de pessoas em posturas semelhantes.Estas posturas são precisamente posições de artes marciais de ataque e defesaque são empregadas enquanto enfrenta um inimigo. As artes marciais de mãosvazias hoje ainda usam estas mesmas posturas.

Parte 2
Podem ser achadas referências ao Chuk-guk dentro do Samguk Sagi (chutaruma bola - um antigo jogo praticado com uma bola de couro cheia com cabelo),Too-ho (o jogo da panela de pixe), Soo-bahk (golpeando com as mãos), Chu-choon(uma corda atividade oscilante), Chuk-ma (cavalo de bambu), Gum-moo (dança da espada), e assim por diante.Além disso, tais atividades como gak-chuh (cabeçada), mok-chuh (empurrandouma roda), chuk-ma (cavalo de bambu), gake-hoe (jogar, brincar), gake-hoe(jogo de Perna), sang-bak (golpear um ao outro), chol-kyo (escola dos pésde soldados), e cheng-kyo (competir), entre outros. São mencionados dentroda seção de Tung-i Chuan (Conta dos Bárbaros Orientais, uma seção que tratada Coréia) do San-kuo Chih (Anais dos Três Estados, um livro muito famosoescrito na antiga China). Acredita-se que esses tipos de atividades sãotipos diferentes de artes marciais de mãos vazias que foram praticadas emSilla.

Também está registrado que o chinês considera as artes marciais de mãosvazias, coreanas, antigas, conhecidas como Koryo Gi (Técnicas da Coréia)e Yoo-Kyo (forma de lutar) como formas de artes marciais poderosas e soberbas.Os estudantes de lingüístca descobriram o fato recentemente que Chu-Mong,que foi o nome do rei fundador de Koguryo era um título especial dado acavaleiros proeminentes que superaram a arco-e-flecha no estado de Puyo.(Puyo existiu no mesmo tempo que Koguryo foi estabelecida).

Em Shilla, havia uma organização conhecida como Hwarang-Do (Caminho da florda idade) que era composta por homens jovens. Estes jovens foram selecionadosentre os melhores da mocidade de Shilla. Eles atravessaram as montanhasda nação, enquanto se familiarizavam com a geografia territorial, e enquantotreinavam artes marciais. O Hwa-rang estava monopolizada com um espíritotenaz que incluiu um preceito de incondionalidade que proibira a retiradana batalha.

Então, isso pode ser visto pelos três Períodos de Reino, os líderes nacionaisestavam instilando na mocidade deles um senso de patriotismo e um amor profundoa suas terras nativas. Os princípios nos qual um corpo forte e um espíritofirme poderia ser criado era perfeitamente compreendido pelas pessoas daquelaépoca. Há muitas anedotas difundidas referentes a este dia sobre o famosogeneral, Kim Yu-Shin, um homem que teve um papel decisivo na unificaçãodos três reinos sob Shilla.

Entre as muitas histórias, uma das mais notáveis é sobre Kim Yu-Shin que,ainda jovem, tinha se apaixonado por uma garota de kisaeng e tinha começadoa negligenciar seus treinos de arte marcial por causa desse romance. A mãede Kim descobriu o problema e ralhou o filho severamente, fazendo-o prometerque nunca mais se encontraria com aquela jovem. Numa noite, Kim Yu-Shinadormeceu montado no seu querido cavalo, o que não era de costume, e o animalo levou até ao degrau da porta da casa da garota de kisaeng.

Quando Kim Yu-Shin percebeu onde ele estava, ele ficou enfurecido e decapitouo cavalo com sua espada. Então, ele fugiu para dentro de uma caverna nasmontanhas para purificar seu espírito. A história conta como o treinamentodiligente de Kim Yu-Shin mexeu com os deuses. Uma figura divina apareceua ele e deu uma espada gravada e alguns textos especiais. Então foi ditoque aqueles presentes celestiais ajudaram a Kim Yu-Shin a concluir a grandetarefa dele de unificar a península coreana.

Também há histórias do filho do General Kim Yu-Shin, Won Sullong, que foilutar contra o exército de Tang em uma disputa territorial. Quando Won-Sullongvoltou para casa, derrotado, o pai dele o destituiu por quebrar o preceitoHwa-rang contra a retirada nas batalhas. Abatido e humilhado, Won-Sullongse aprofundou nas montanhas e se concentrou no treinamento da arte marcial.Algum tempo depois, ele entrou no acampamento inimigo, como um cidadão,e sozinho decapitou o chefe inimigo. Ele morreu então naquele mesmo lugaruma morte heróica. A existência de tais histórias comoventes como estaspodem ser apenas reflexões da inspiração que o artista marcial deu à sociedadecomo um todo.

O desenvolvimento de artes marciais coreanas floresceu ao longo de TrêsPeríodos de Reinos e através do estabelecimento da Dinastia de Silla Unida.Porém, depois disso, as artes marciais sofreram um declínio como resultadode um governo estabilizado e uma sociedade a paz.

Foi o poder superior militar que estava por trás da reunificação da PenínsulaCoreana sob a Dinastia de Koryo. Porém, embora a sucessão de reis de Koryofosse proficiente por eles mesmos nos métodos de artes marciais (técnicae aplicação), eles fizeram do Budismo a religião estatal. O Budismo erauma filosofia religiosa em conflito com o modo de viver. A promoção oficialdeste tipo de convicção fez as pessoas comuns perderem interesse na prática de artes marciais.

Enquanto isso, somente escondido dentro do confinamento do palácio, as técnicassecretas de uma arte marcial esotérica e altamente desenvolvida foi praticadaparticularmente. O marcante início do Koong-Joong Mu-sol (Tribunal Realde Artes Marciais), que foram mantidos fora do alcance das pessoas comuns.Porém, este Tribunal Real Artes Marciais não eram algo criado às pressaspara ajustar as novas circunstâncias. Aliás, elas eram umas integraçõesde antigos métodos de artes marciais que tinham sido passados para incontáveisgerações.

Ao mesmo tempo, estas artes foram cuidadosamente selecionadas do vasto grupode técnicas conhecidas naquela ápoca e foram consideradas as mais excelentes.A razão para isto é que aquelas técnicas de artes marciais não significamalgo que possam ser desenvolvidas da noite para o dia. Somente através deum longo período e pratica que essas técnicas de arte marciais são melhoradase desenvolvidas.

O estudante de história An Cha San, que escreveu depois da Ocupação japonesada Coréia (depois de 1945) declarou em seu trabalho Mu-Sá Young Oong Chun,(Anais dos Heróis Militares), que o Yu-Sool coreano (Estilo-leve de artesmarciais) foi se popularizando gradualmente depois do reinado de Suk Chong(o 15º monarca da Dinastia de Koryo, 1095-1105). Esse nome Yu-Sool foi aplicadoao Soo-Bak e Kwon-bup, entre outras artes.

A posição dos oficiais militares começou a ficar poderosa novamente porvolta do tempo de Em Jong (17º monarca de Koryo, 1122-1146). Há registrode que tais militares, como Chong Chung-Bu (que conduziu a bem sucedidarevolta militar contra o governo em 1170), levou a diante suas façanhasusando Sang-Yae (artes comuns). Porém, as gravuras esculpidas na paredemostram artes de lutadoras de mãos vazias do Koguryo e nos períodos de Shilla,isto pode ser visto no Soo-Bak e no Kwon-Bup que estão incluídas no Yoo-Soole foram amplamente conhecidas no Período dos Três Reinos - séculos antesda Dinastia de Koryo.

Com o passar do tempo, as técnicas de artes marciais das pessoas comunse do exército regular desapareceu gradualmente como resultado do tratamentopreferencial dado aos funcionários civis, o desprezo geral para funcionáriosmilitares, e uma liderança de governo que foi debilitada por perseguiçõesatravés de literturas à custa de desenvolvimento de artes marcial. No 4ºano do reinado de Ye Jong (16º monarca de Koryo, 1105-1122), a Kukchagam(Universidade Nacional) foi estabelecida. E o Mu-Hak (estudos marciais) foi incluído entre os sete currículos oferecidos.

Porém, isso só aumentou a fricção entre os funcionários civis e funcionáriosdo exército e o curso de mu-hak acabou só sendo só um nome. Depois disso,como o desenvolvimento das artes marciais tinha sido oficialmente contrariado,a prática de artes marciais por pessoas comuns assumiu um aspecto de segredo,com técnicas que são passadas de pai para filho.

No início da Dinastia de Yi (1392-1910) não havia uma mudança na estruturapolítica, somente uma mudança na autoridade real. A sociedade e civilizaçãoda nova Dinastia Yi também foi bem padronizada depois e, na maior parte, uma continuação da civilização de Koryo.

O fundador da Dinastia Yi, Yi Song-Gye, pôde agarrar o trono através dopoder militar. Bem advertido sobre a ameaça de ser ele mesmo derrotado,Yi impôs duras restrições sobre a prática de artes marciais por pessoascomuns. O Confucionismo antiofensivo foi promulgado por toda a nação, comtratamento preferencial dado aos funcionários civis e mostrando desprezoaos funcionários militares. A moral dos oficiais militares caiu extremamentee as coisas chegaram a um ponto que achavasse que a prática das artes marciaisera uma atividade vergonhosa, desmerecedora de um verdadeiro cavalheiro.

O resultado final deste incidente foi que o Japão invadiu a Coréia duasvezes (em 1592 e em 1596), e a Manchuria invadiu a Península em 1637. Porém,algo incomum aconteceu durante o tempo das invasões estrangeiras na Coréia.Em face destes motins, rapidamente levantaram-se pessoas de toda parte dopaís, cheias de profundo sentimento de patriotismo, e formou Ui-Bying (exércitosíntegros, um tipo de força de milícia) para combater o inimigo.

Entre os incontáveis líderes de faixas de guerrilha locais que surgiramdurante a invasão japonesa estavam Kwak Chae-U, Kim Si-Min, e Kim Chon-Ilque eram todos estudantes confucianos locais e muito respeitados pelos moradoresde onde moravam. Também havia grandes líderes do exército de monges, comoSosun Taesa e Samyong Taesa. Há registros de que estes líderes de milícialocais içaram alto a bandeira da salvação nacional e mataram as tribos japonesasusando técnicas de luta sobrenatural.

Se artes marciais não são algo que pode ser aprendido em um dia, então comoé possível que estudantes que só estudaram livros e monges ou monjas quegastaram todo seu tempo concentrando no caminho do Budismo estavam prontos,no meio de uma batalha feroz, e lutar melhor do que os soldados profissionaisdo Exército do Governo?

Responder este pergunta a pessoa têm que procurar e examinar os fragmentadosou pedaços das evidências registradas sobre a vida privada destes líderesde milícias locais durante a sua mocidade, bem como a evidência documentadasobre o sucesso dos artistas marciais daquele tempo. Então, é possível afirmarque cada um daqueles indivíduos que lideraram milícias, tinha sofrido disciplinafísica rigorosa e treinamento em arte marcial.

Até mesmo os jogos esportivos de hoje, que têm desenvolvido fora das artesmarciais são impossíveis de aprender sem a orientação de um professor outreinador. Se este é o caso, então como é possível que alguém domine osnumerosos tipos de técnicas de artes marciais, que são mais complexas edifíceis de aprentender? Só tem uma resposta. A resposta é que pode terhavido algum livro de ensino que continha técnicas secretas de artes marciaisesotéricas e que foram passadas de geração para geração dentro das famílias,ou o conhecimento foi transmitido oralmente por um professor que secretamenteensinou os membros dessas famílias.

Se uma ou as duas condições anteriores não existiu, teria sido impossívelque as artes marciais sobrevivessem. As bases para esta afirmação ficamsuficientemente claras se a pessoa der uma olhada na sociedade e estruturapolítica daquele tempo na história coreana. Durante o reinado de Sunjo (14ºRei da Dinastia Yi, 1567-1608), Han Kyo pesquisou cientificamente as técnicassecretas das artes marciais tradicionais da Coréia e compilou um livro chamadoMu-yae Tong-ji ('Manual Abrangente de Artes Marciais). Ele deu aulas deartes marciais a mais de 70 indivíduos de forma que as artes poderiam serusadas contra os invasores japoneses daquela época. Talvez este seja o primeiroexemplo registrado de uma sala de treinamento nas artes marciais, ou Do-Jang,como eles são conhecidos hoje.

Como resultado do governo corrupto no final da Dinastia Yi, deu-se inícioao caos social em toda a Península. A Coréia se achava numa posição de desamparada,contra as nações estrangeiras poderosas. Nesta situação, as artes marciaiscoreanas floresceram por um breve tempo, graças a alguns patriotas que estavamatentos ao que estava acontecendo com sua nação. Porém, as armas clássicasantigas desapareceram inevitavelmente em face ao armamento moderno (rifres,canhões, etc.) e só as artes marciais de mãos vazias parecem ter sido salientadosnas mentes das pessoas.

A Coréia foi anexada pelo Japão em 1910. Todo aspecto das artes marciaisna Coréia sofreu uma crise extremamente séria e toda a tradição das artesmarciais começou a desaparecer. Realmente foi o período mais escuro na históriadas artes militares coreanas. Durante os 36 anos da ocupação japonesa na Coréia, praticamente o período de vida de uma geração inteira perdeu sualiberdade e identidade.

As autoridades japonesas tentaram eliminar completamente o pensamento coreano, artes culturais coreanas, e as bases das artes marciais tradicionais coreanasque tinham sido preservadas na Coréia por milhares de anos. Ironicamente,foram os japoneses quem, no passado, levaram as artes marciais tradicionaiscoreanas para seu próprio país e então modificaram essas artes vestindoa cultura japonesa.

Então neste século, os japoneses tentaram afirmar que as artes marciais coreanas se originaram no Japão. Na realidade, o Karatê de hoje, Kendo e Aikido foram provavelmente influenciados pela tradição das artes marciais coreanas tradicionais.






Fonte: http://www.usadojo.com/articles/history-korean-ma.htm

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